Diversos Moto Passeio

Corumbá e um pouco de história

No sábado, dia 26 de outubro de 2019, rolou passeio de moto seguido de evento histórico em Corumbá de Goiás. O passeio foi na companhia do parceiro Amilton Cavalcante (Instagram) e o evento foi por conta do projeto Caminhamentos da Missão Cruls (Portal Cerratense).

Eu costumo aproveitar os passeios solo ou com poucos participantes para conferir trechos do mapa. Desta vez, o objetivo era conferir um caminho entre o povoado de Olhos d’Água e a BR-060, desviando do pedágio.

Começamos o rolê em Samambaia e tocamos para Santo Antônio do Descoberto por um trecho de terra ao norte da DF-280, já conhecido de outros passeios.

Fizemos uma trilha de leve para subir um morro e ter uma visão panorâmica da cidade (inclusive atrapalhamos algumas pessoas que estavam orando no monte).

Morro da Caesb em Santo Antônio do Descoberto

Atravessamos a cidade e entramos à esquerda na estrada que acompanha o duto enterrado da Transpetro até o Rio Areias (o duto continua até a cidade de São Paulo).

Passamos ao norte da cidade de Alexânia e entramos no trecho não explorado. Em determinado ponto havia uma porteira fechada com uma placa “proibido prática de ciclismo. Não insista!”.

Ainda tentamos um outro caminho mais ao sul, mas sem sucesso. Descemos, então para a BR-060 e fomos por asfalto até o ponto onde o trajeto encontra a rodovia. Resolvemos voltar um pouco no trajeto planejado apenas por curiosidade. Passamos por algumas porteiras que não estavam trancadas, mas eventualmente decidimos tocar para Corumbá.

Salto Corumbá

Passamos por uma grande ponte na confluência dos rios Corumbá e do Ouro e seguimos por uma agradável estrada de terra até alcançar a GO-225 no trecho novo com asfalto, próximo da cidade de Corumbá.

Ficamos de papo num quiosque perto do Salto Corumbá até que passou uma comitiva de jipes do Jiminy Club de Brasília. Eles seguiam para o evento da Missão Cruls na cidade. Fui atrás deles enquanto meu parceiro seguiu para dar umas voltas próximo de Cocalzinho.

Historiadores caracterizados com roupas do século XIX

Encontrei com meus amigos historiadores que se apressavam para vestir suas roupas de época antes que começasse a chuva. Eles fazem caminhadas pelas cidades históricas em memória à Comissão Exploradora do Planalto Central, liderada por Luis Cruls.

Mal começou o evento e o céu desabou! A turma precisou sair correndo e se abrigar na igreja. Eu me protegi no posto de gasolina junto com a moto. Passado o temporal, peguei a estrada de volta para Brasília. O céu continuava fechado, mas só voltei a pegar chuva dentro do Distrito Federal. Por mensagem, meu parceiro informou que também chegou molhado em sua casa. Faz parte!

Moto Trilha

Trilha no Riachinho

Sábado, 7 de março de 2020. Este foi o último rolê antes do isolamento.

Eu estava bastante empolgado para encontrar um caminho mais light por dentro do Riachinho. Acabou que nós seguimos as trilhas de motos e passamos por alguns apertos! (vide relato!)

A ideia era acrescentar o trecho na Volta ao Quadrado deste ano. Desisti de fazê-lo, mas agora que tudo foi cancelado (por causa do coronavírus) talvez seja possível retomar o projeto!

Entrada para a mesa do presidente Juscelino Kubitschek

De qualquer forma, podemos contornar a área e visitar a mesa do JK, uma mesa de pedra que fica ao lado da nascente do córrego Capão Preto e era utilizada como área de piquenique.

Terreno liso que nem quiabo!

Outro ponto interessante da região é o trecho de lama escorregadia que fica um pouco antes da mesa para quem vem da trilha. Ali é ruim para todas as motos, grandes ou pequenas. A mata fechada em torno do córrego Capão Preto mantém a umidade necessária para deixar o chão liso por um bom tempo depois da chuva.

Ninguém escapou!

Agora nos resta aguardar até que seja possível rodar de moto novamente… e que venham as próximas aventuras!

Diversos

Relatos anteriores ao blog

Eu havia escrito cerca de vinte relatos de passeios de moto realizados entre os anos de 2012 e 2020. Eles estão disponíveis numa parte separada do site (relatos).

Nota: Nem todos passeios foram registrados. Vou fazer um resumo da minha “carreira” de piloto off road em próximas postagens (risos).

Originalmente esses relatos foram publicados no fórum do Clube XT600, no fórum do ADVrider ou no site Viagem de Moto. Eu copiei os textos ao longo do ano de 2019 e começo de 2020. Inclusive escrevi os dois últimos já no formato padronizado.

Agora, espero que esta ferramenta de blog facilite novas publicações e forneça alguns recursos básicos: comentários e feed rss (que permite saber de novas postagens). Segue abaixo de índice de passeios agrupados por região:

Volta ao QuadradoEdições de 2017, 2018 e 2019
Chapada Imperial 2015
Viagem Estrada Real 2015

Uncategorized

O dia em que a Terra parou!

Sim, estou falando da famigerada epidemia de Coronavírus :-/

Aviso para futuros leitores (do futuro): este texto foi escrito em meio à pandemia do COVID-19 quando o governo suspendeu diversas atividades e orientou à população que ficasse em casa.

Estávamos começando a nos empolgar com a Volta do Quadrado marcada para daqui a um mês e vamos ter que pensar em outra data.

Ainda há um pouco de esperança. Se o isolamento funcionar muito bem nas próximas duas semanas, talvez algumas atividades sejam retomadas. Quem sabe? “o futuro a Deus pertence!” agora mais do que nunca uma grande verdade da sabedoria popular.

Vou aproveitar para encher o blog com alguns posts genéricos e dar um “tapa” no visual. Não pretendo mudar muita coisa, afinal a vantagem de utilizar o wordpress é que ele já vem meio pronto.

Bem, duas semanas não é tanto tempo assim. Logo saberemos novas informações. Espero que sejam boas! E como diria o ceguinho: “Veremos!” 😝

Diversos

Começando um blog em 2020

Olá, mundo!

Por que eu resolvi começar um blog à esta altura do campeonato?

Porque eu gosto de escrever. Simplesmente por isso. Claro que há uma história e um contexto, então segue a resenha:

Tudo começou há pouco mais de dez anos no fórum do Clube XT600. Na época os fóruns eram o principal ponto de encontro virtual que existia. Ali era o lugar onde as pessoas trocavam mensagens, postavam fotos e publicavam relatos de viagem.

Eu comecei a participar no intuito de fazer amizade com outras pessoas que gostavam de moto. Achava muito bacana alguém fazer um convite aberto para um passeio de fim de semana sem se importar com quem fosse aparecer. Claro que a temática do fórum atraía principalmente proprietários da marca Yamaha e suas famosas motos de aventura, mas havia todo tipo de gente ali. E, por sorte, era do melhor tipo: pessoas de bem com a vida que gostavam de compartilhar um hobby.

Aprendi a escrever relatos de passeios de viagem lendo os textos de outros “moto-escritores”. Alguns possuíam seu próprio blog, mas eu era vidrado mesmo com o fórum.

Depois, com o advento de novas tecnologias, a turma começou a dispersar. Era natural que acontecesse, mas me incomodava não haver um espaço pra registrar os eventos mais importantes.

Procurei fóruns e sites diversos pra publicar minhas histórias. Foi quando resolvi juntá-las todas no meu site e só então percebi que bastava eu ter feito meu próprio blog há muito tempo!