Você está visualizando atualmente Marco sudeste da Missão Cruls

Marco sudeste da Missão Cruls

Este passeio aconteceu no dia 21 de janeiro de 2017. Saímos em busca do segundo marco da Missão Cruls. O primeiro foi encontrado em Abadiânia Velha, conforme relato de maio de 2016.

O ponto de encontro foi a padaria Doce Pão, no Jardim Botânico. Seguimos por asfalto sentido Unaí até o Posto Sobral da BR-251, logo após a divisa DF/GO.

Pilotos prontos!

Saímos do posto por uma estrada de terra que vai até a GO-010 cruzando por dentro de lavouras. Chegando no asfalto, dobramos à esquerda e voltamos para a BR-251. Alguns metros à frente cruzamos a pista e entramos na estrada de terra que leva ao marco SE. Na verdade a estrada termina antes do ponto projetado como possível local do marco. Deixamos as motos e seguimos a pé.

Caminhando até o marco

Após caminhada de 1 km no sol, resolvemos voltar e perguntar na sede da fazenda. Assuntando por lá, o sr. José Martins confirmou que o marco existia e nos sugeriu procurar o sr. José Maria em outra fazenda próxima. Essa fazenda possuía portão com cadeado, mas que não estava trancado. Avançamos até a sede da fazenda e o sr. José Maria estava reticente em nos informar o local. Disse que só com ordem do patrão e que, no entanto, não poderíamos procurar o patrão porque quando ele está trabalhando não recebe ninguém e que a gente nem tinha autorização para entrar na fazenda! Expliquei que nós fomos até a sede justamente para pedir autorização e que a nossa intenção era apenas de tirar fotos.

Outro funcionário que estava no local começou a passar, em voz baixa, umas dicas para o Ulisses. Parece que sr. José Maria gostou a ideia e começou a sussurrar: “olha, vai pela outra fazenda ali do lado, que está alugada, não vai por essa aqui, não, e segue a cerca entre o pasto e a soja até o final. Depois vocês entram no pasto da esquerda e logo verão uma árvore torta. É lá!”

Agradecemos todo o apoio recebido e seguimos para a outra fazenda. Na verdade era exatamente o local por onde fizemos a caminhada, mas acontece que meu ponto estava marcado 500 m fora da posição correta. Ou seja, precisamos caminhar mais 1,5 km ( e voltar!).
Enfim, localizamos o marco SE da expedição Cruls que, aliás, estava muito bem conservado! Tiramos fotos, comemos maçãs e laranjas fornecidas pelo presidente Wil e tomamos o rumo de casa!

Abraços, Linhares

Deixe um comentário