Passeios

Grande Sertão Veredas

Volta ao quadrado

reSertões

Volta ao Quadrado

Trilho do Trem

Goianésia

Volta ao Quadrado

Unaí

Ponte Q caiu!

Quintal de casa

Paracatu OFF

Passeio do Comandante

Cruls SW

VianOFF

Chapada Imperial

Estrada Real

Padre Bernardo-GO

Goiás Velho

Iaciara

Caminho das Pontes

Caminho das Pontes 2012

de Formosa a Alto Paraíso

Uma V-Strom 650, três BMW F800 e três Lander 250. Pilotos Ureia e Eliézer de Goiânia vieram se juntar a Wagner, Comandante, Túlio, Ig(?)son e este que vos escreve.

Não houve relato à época, mas lembro bem desse dia – Não foi fácil controlar a V-Strom na lama! Nos primeiros metros a traseira derrapava de um lado para o outro. Consegui acertar o ritmo utilizando as dicas dos amigos de colocar uma marcha alta e manter a tração constante. Enquanto isso presidente Eliézer dava show com a Lander!

Presidente Túlio me acompanhou todo o trajeto. Inclusive ajudou a levantar a moto em um ponto que as duas rodas deslizaram e a DL650 foi ao chão. A tensão cansava em dobro e me recordo de comer uma manga deliciosa em uma das paradas!

Antes do povoado do Forte, encontramos o trecho mais enlameado. Algumas motos atolaram e precisaram ser puxadas.

Na hora do almoço eu estava doido para ir embora, mas não tinha jeito de voltar. Até perguntei se passava ônibus pelo local! A resposta foi "não"...

A chuva havia dado uma trégua, mas a serra que vinha na sequencia não era para iniciantes. Numa descida íngreme, temi não conseguir frear ao final e resolvi fazer uma manobra mirabolante: frear a roda traseira para a moto derrapar e deitar no meio do caminho. Quase deu certo! O problema é que depois de derrapar, a roda efetivamente freou e a inércia fez a moto deitar para o lado contrário me "catapultando" ladeira abaixo! Saí ileso das cambalhotas, mas ainda tinha que levantar a "gorda"... Presidente Wagner era o único que estava perto na hora. Ele me ajudou a levantar a moto e ainda desceu com ela.

Quando encontramos os demais, Túlio achou por bem que eu fosse na Lander e conduziu a V-Strom até Alto Paraíso. A verdade é que eu estava muito cru de off road, mas seguimos sem maiores problemas. Chegamos à noite na cidade. Nos instalamos na pousada e fomos comer pizza. Eu estava tão cansado que quando a comida pesou, eu cheguei a fechar os olhos de sono. Tomei um dorflex que alguém me entregou e fui dormir.

A volta no dia seguinte foi toda por asfalto até Brasília e, para os dois goianos, Goiânia.

Abraços, Linhares

Povoado do Forte, 10 de novembro de 2012. Editado em setembro de 2019.