Passeios

Grande Sertão Veredas

Volta ao quadrado

reSertões

Volta ao Quadrado

Trilho do Trem

Goianésia

Volta ao Quadrado

Ponte Q caiu!

Quintal de casa

Paracatu OFF

Passeio do Comandante

Cruls SW

VianOFF

Chapada Imperial

Estrada Real

Padre Bernardo-GO

Goiás Velho

Iaciara

Caminho das Pontes

Goiás Velho

Passeio subaquático

Encontro às 07:00 no Playtime. Um total de 15 motos reunidas, sendo quatro Ténérés 250, três Ténérés 660, três Landers, uma XT660, uma XT600, uma F800, uma XRE300 e uma CRF250L. Saída às 08:00 após todos resolverem utilizar o calibrador ao mesmo tempo...

Breve deslocamento em asfalto pela BR-060. Logo após a DF-180 entramos à direita em estrada de chão batido. Após algumas bifurcações voltamos para o asfalto em Santo Antônio do Descoberto. Cruzamos a cidade e no caminho para cidade Eclética pegamos um atalho à esquerda.

Primeiro cruzamento de rio o qual estava com um volume razoável. Pouco depois o presidente André iniciou os trabalhos de corretagem imobiliária e comprou um terreno. Como de costume ele bateu o rosto no retrovisor da moto e ficou com a lataria amassada.

foto
Foto oficial em Apareca de Loyola

Seguimos sentido povoado Mamoneira e um pouco antes de Edilândia entramos na estrada da Pedreia Presidente Wagner não se entende com o freio da Ténéré e compra um terreno. Seguimos pela estrada cheia de pedras. As pedras diminuem e a estrada agora possui mourões de pontas caiadas provavelmente para melhor visualização à noite.

Pausa em Cocalzinho para lanche. Presidente Thunder e eu abastecemos preventivamente. Seguimos pela BR-070 passando ao norte do pico dos Pireneus. Neste trecho a BR é um estradão batido, mas cruza alguns córregos pequenos e um maior na altura da cachoeira macia Em seguida a estrada fica mais estreita e surge uma sequência de mata-burros. Ao final do trecho, na chegada ao asfalto uma curva fechada fez a alma do presidente Wanzeller sair do corpo momentaneamente!

Neste ponto ocorreu a primeira debandada em massa e o povo seguiu o asfalto para Goianésia, quando deveríamos apenas cruzar a pista e continuar a estrada de terra. Após alguns km o erro foi percebido e fizemos meia volta Este trecho da BR-070 está em obras e cruzamos com máquinas e homens trabalhando na pista. A terra estava revirada em muitos pontos.

Antes de alcançar a BR-153 entramos em uma pequena estrada de terra à direita da pista que era praticamente impossível de encontrar se não fossem os aparelhos de GPS e seguimos para Jaraguá. Em determinado ponto a moto do presidente Wanzeller apagou e não ligava de jeito nenhum. Foi diagnosticado problema na bateria pelo presidente Túlio. Quando o presidente Thunder se preparava para rebocá-la, a moto pegou e o grupo tocou para a cidade.

Em Jaraguá metade do povo parou na oficina junto com o presidente Wanzeller e a outra metade foi caçar um restaurante para matar a fome.

Motos abastecidas, a trupe cruza a linha do trem para o leste. A chuva que de manhã foi econômica, agora cai com força e a estrada está coberta de água. Com o avançar do horário, os presidentes começam a calcular que não será possível continuar por estrada de terra e chegar antes do anoitecer. Neste momento, passa um morador local acelerando forte sua motocicleta na lama e nos informa que o caminho para Itaguari está muito ruim. Decidimos, então, seguir para Itaguaru e pegar o asfalto. Note a diferença no nome das cidades. Uma termina com “i” e a outra com “u”. De Itaguaru para a cidade de Goiás foi só asfalto. A pista tem alguns desvios pois está em obra de duplicação.

No dia seguinte, a XT600 e a F800 voltaram para Brasília por asfalto. Os treze restantes tentaram completar o caminho de terra que foi abortado no dia anterior. Saímos da cidade em direção ao norte por poucos quilômetros e entramos à direita na estrada de terra. Logo que chegou numa igreja, houve dúvida por parte do presidente Ulisses sobre qual direção tomar. A turma não quis nem saber e continuou na estrada principal até encontrarem uma porteira fechada. Desfeita a confusão, seguimos pela esquerda na rota prevista.

Estrada com muito cascalho e alguns pontos de lama. Num desses pontos, o presidente Isaac foi catapultado de sua moto. Alcançamos o asfalto em frente à empresa JBS e voltamos para terra poucos metros depois, próximo à ponte sobre o rio Uru. Este último trecho foi o Ó do Borogodó! Primeiro o presidente Augusto resolveu comprar alguns terrenos em série. Depois alcançamos o famigerado quiabo onde o presidente Ulisses e o presidente Linhares adquiram outras propriedades. O presidente Wagner, na hora de atravessar um mata-burro, escolheu o pau mais grosso e se deu mal. A roda escorregou e entrou no buraco, catapultando o presidente que caiu de cabeça no chão. Pra finalizar, os dois km finais eram do mais puro quiabo já visto na face da terra! Foi uma sequência de tombos, sendo alguns submarinos. Uma verdadeira via-crúcis para alcançar o asfalto e pegar o caminho de casa

foto
Latifundiário!
foto
Terreno liso igual quiabo!
foto
Olha o mata-burro!

Abraços, Linhares

Goiás-GO, 15 e 16 de março de 2015. Editado em outubro de 2019.