Evoluindo na edição de vídeos

setembro 10, 2021 0 Por linhares

Desde que começou a pandemia, eu aprendi bastante sobre conteúdo digital. Não era a intenção a princípio. Eu estava interessado apenas em editar vídeos de forma eficiente, mas acabei mergulhando num mundo novo!

Aprendi o básico sobre edição e utilizei bastante o software OpenShot durante o ano de 2020. Acontece que os “títulos” dessa ferramenta eram simples e extremamente lentos. A própria ferramenta indicava utilizar outros programas, como o InkScape e o Blender. Não me agradou muito o primeiro que é uma versão open source do Corel Draw, mas o Blender me atraiu a atenção! Este software é um universo à parte. Ele tem foco em animação 3D, mas permite fazer diversas outras tarefas como tratamento de imagem, animação 2D e até mesmo edição de vídeos. Enfim, quase impossível de aprender tudo. Sem falar que a curva de aprendizagem tem um “degrau” gigante no início! Só agora, mais de um ano depois, eu comecei a produzir algumas coisas básicas no Blender, como o logo “Linhares XT” utilizado no YouTube e aqui no blog.

logotipo
Logotipo Linhares XT feito no Blender

Uma das coisas que ainda não consegui fazer no Blender, foi editar vídeos. Por isso, desde o começo de 2021, tenho utilizado bastante o KDEnlive que possui recursos mais avançados que o OpenShot. Por algum motivo, a versão que utilizo está bugada na parte do slow motion e resolvi experimentar o software Olive esses dias. Parece bastante promissor, mas ainda está em uma fase inicial de desenvolvimento.

Canal do YouTube

Semana passada dei uma arrumada no meu canal do YouTube. Organizei a primeira página com playlists, editei as imagens de capa e incluí em destaque o canal do Mauro, de Goiânia. Além disso, fiz uma singela homenagem a ele no vídeo de apresentação do canal. Esse vídeo de apenas um minuto gastou todo o meu conhecimento de edição! Utilizei os mais diversos efeitos, todos feitos no KDEnlive. Apenas o logotipo foi animado no Blender.

Aproveito para registrar aqui o vídeo do canal 2naMoto quando eu conheci o Mauro pessoalmente no Route 60 em novembro de 2020. Ele realmente se tornou uma inspiração para o tipo de conteúdo que eu quero publicar no YouTube.

Câmera de ação

Esta semana adquiri uma câmera gopro hero 4 de segunda mão. Está em muito bom estado de conservação. Ainda não saiu um vídeo oficial, mas apenas um shorts do YouTube com imagens que eu gravei à noite e realmente não ficou muito bom. Vamos ver como ficará o próximo vídeo!

Daqui pra frente eu pretendo utilizar mais coisas em animação 3D até mesmo para pegar o jeito com Blender. Ele é o programa mais completo e tem potencial de resumir todos os outros. Também comecei a utilizar alguns poucos efeitos sonoros e assisti tutoriais sobre tratamento de imagem com o Gimp. Como eu falei no início do texto, a gente acaba tendo que mergulhar um pouco nesse mundo das artes digitais mesmo que seja apenas para editar os passeios de moto!

Abraços, Linhares