Passeios

Grande Sertão Veredas

Volta ao quadrado

reSertões

Volta ao Quadrado

Trilho do Trem

Goianésia

Volta ao Quadrado

Unaí

Ponte Q caiu!

Quintal de casa

Paracatu OFF

Passeio do Comandante

Cruls SW

VianOFF

Chapada Imperial

Estrada Real

Padre Bernardo-GO

Goiás Velho

Iaciara

Caminho das Pontes

Trilho do Trem

Atravessando ponte ferroviária sobre o Rio Corumbá

Brasíla, 05 de novembro de 2017.

A ideia era fazer um passeio OFF até Cristalina-GO, mas dependíamos de uma travessia por balsa marcada no mapa e que talvez não estivesse mais em operação.

foto

Em frente à padaria Doce Pão

Partimos do Jardim Botânico na direção sul. A descida da DF-140 possui um belo visual. Pegamos estrada de terra depois do Jardim ABC. Encontramos com uma turma de dezenas de ciclistas neste trecho da estrada. Duas motos de trilha e uma camionete acompanhavam o comboio.

De volta ao asfalto na GO-010, percorremos alguns km e entramos na terra à direita sempre no rumo Sul. Após breve pausa para vestir a capa de chuva, chegamos no povoado São Bartolomeu. Andamos poucos km na BR-040 sentido Brasília e cruzamos a pista na indicação Fazenda Ver de Perto. A placa da CRF quebrou mesmo com o reforço de uma chapa de metal (agora vou fixá-la direto no suporte).

foto

Bar do Manel

Seguimos até o bar do Manel às margens da ferrovia EF-045. Enquanto o almoço não saía, fizemos uma caminhada até o Rio Sucupira que passa embaixo da linha férrea. Pegamos informação de que a balsa para Cristalina foi desativada.

foto

Rio Sucupira

Continuamos até o Rio Corumbá num ponto que a única travessia possível é pela linha do trem. A ponte com 70 m de altura não possui nenhuma proteção lateral, mas conta com uma largura razoável.

foto

Ponte Ferroviária

Do outro lado do rio a dificuldade foi o mapa do GPS que não mostrava estradas próximas. Seguimos mais ou menos no rumo leste, mas encontramos muitas bifurcações e colchetes. Num determinado ponto, Wil conseguiu identificar um caminho no mapa do Windows Phone. Só que eu insisti em continuar para tentarmos um atalho. Chegamos na Fazenda do Seu Carlinhos que nos indicou, com bastante precisão, o caminho a seguir: “desce por aqui; cruza o córrego; atravessa o atoleiro; sobe; passa pela rocinha; pega para a esquerda; e para a direita na principal”. Assim fizemos e chegamos em Maniratuba, distrito de Luziânia!

foto

Maniratuba

Pegamos o rumo de casa. A estrada de Maniratuba para Luziânia é larga e está em boas condições. No entanto, em determinado ponto presidente Thunder perdeu controle da F800GS. Conforme relato do presidente Wil que vinha próximo, a moto tombou para a esquerda, girou num ângulo de 360º e caiu sobre o mesmo lado. Os danos foram: retrovisores quebrados, guidão torto e escapamento amassado. Por sorte, o piloto nada sofreu!

foto
foto
foto

Seguimos num ritmo mais lento até o asfalto da GO-010 e dali para Luziânia. Nos despedimos do Wil e pegamos uma estrada novinha em folha que vai até o Lago Azul perto do Novo Gama. Esta estrada tem um percurso sinuoso bem agradável e devido o terreno elevado também conta com uma bela vista do DF e entorno.

É isto! Valeu, galera! E que venham as próximas aventuras!

Editado em junho de 2019.