Passeios

Grande Sertão Veredas

Volta ao quadrado

reSertões

Volta ao Quadrado

Trilho do Trem

Goianésia

Volta ao Quadrado

Unaí

Ponte Q caiu!

Quintal de casa

Paracatu OFF

Passeio do Comandante

Cruls SW

VianOFF

Chapada Imperial

Estrada Real

Padre Bernardo-GO

Goiás Velho

Iaciara

Caminho das Pontes

Volta ao Quadrado 2019

Passeio tradicional do CXT no aniversário de Brasília.

A ideia é dar uma volta no Distrito Federal. Este ano pegamos pista molhada de manhã, mas pouca chuva ao longo do dia. O trajeto foi bem semelhante ao do ano passado, com diferença no canto sudoeste que foi feito por fora da fronteira.

foto
Percurso na cor laranja

A turma se reuniu no bunker do presidente Túlio para tomar um café da manhã reforçado, fazer uma oração e pegar a estrada! Seguimos pela DF-001 sentido Brazlândia – Sobradinho. O piso estava liso que nem quiabo! Virei passageiro da moto em alguns momentos... A vítima foi a V-Strom 1000 que adquiriu um terreno básico.

Nos reunimos no entroncamento para a DF-170; Descemos para a DF-206 e pegamos rumo oeste até a BR-080. Trecho bom, sem lama e sem poeira. Sentido norte na BR até a divisa. Entramos à esquerda em trecho não asfaltado da BR-251. Em determinado ponto, atalhamos por uma estrada de fazenda. Trecho bem divertido atravessando córregos e abrindo colchetes.

foto
Córrego

Quase 20 km fora do DF, o roteiro vira para o sul.

Novo trecho de estrada plana e com lama. GS1200 compra terreno. Roda dianteira da XRE é engolida por mata-burro longitudinal. Após nova queda da V-Strom, Túlio e Wlisses trocam de moto. Presidente Adv Costa também adquire um lote. Depois de uma grande poça d'água, onde o Rodrigo Porco chafurdou, o terreno começa a melhorar. Wlisses segue na Lander e Tulim voa baixo na V-Strom!

foto
Roda traseira caiu no mata-burro

Paramos em um boteco na região "Baixa do Rio Verde". Os pilotos destrocam as motos. Tempo firme deixa o piso seco. Abastecemos no Girassol e cruzamos a BR-070 até a GO-225, mantendo o rumo para o sul. Seguimos até Cidade Eclética e daí por asfalto até Santo Antônio do Descoberto, onde a trupe almoçou no mesmo restaurante do ano passado.

Na saída do restaurante, fiquei aguardando o Wil enquanto a turma retomou. Na parte da tarde o roteiro era voltar um pouco no caminho até uma rotatória e pegar para o sul por uma estrada bem larga que curiosamente fica estreita próxima da BR-060. Encontramos a turma já quase chegando na rodovia. Este trecho com chuva também fica escorregadio, mas como o tempo estava bom passamos sem dificuldade.

Cruzamos a BR e entramos à direita logo após o Rio Descoberto. Trechinho bacana de serra. Passamos pelo povoado Serra Dourada e paramos para abastecer no Gama, DF-290. Pneu da moto do Adv Costa estava furado e foi conserto ali mesmo no posto de gasolina.

Seguimos pelo asfalto, sentido leste, passando por cima da BR-040. Depois da linha de trem, volta a estrada de chão. Na altura do povoado Dom Bosco pegamos um pouco de chuva e lama. Asfalto esburacado até o Mesquita e depois último trecho de chão do dia. Montamos acampamento na Fazenda Ferraz, onde Murilo se juntou ao grupo.

foto
Fazenda Ferraz

Saída no domingo foi embaixo de muita neblina que combinada com poeira fica daquele jeito! Mestre Elmar realiza pequeno ajuste no freio da BMW 1200. Atravessamos o rio São Bartolomeu pela GO-010, mas logo entramos à esquerda de volta para a estrada de chão. Abastecemos no posto Sobral da BR-251 e seguimos para a tríplice fronteira DF/GO/MG. Wil deixa o grupo alegando problemas na moto.

Rumo norte na DF-100 até Formosa. No posto de gasolina a CRF250L não quis ligar por conta de oxidação nos contatos da bateria. Mais um "mistério" resolvido pelo mestre Elmar! Saindo da cidade, o pneu da Falcon estoura e dá um susto no piloto Feijão! Apenas um furo prontamente remendado com trabalho em equipe.

foto
Trocando o pneu da falcon

A turma segue para a DF-205, mas na primeira curva metade segue reto. No meio da plantação, os perdidos notam a ausência de rastro dos pilotos da frente. Uma conferida no GPS mostrou que logo voltaríamos ao asfalto. Então, seguimos em frente e na rotatória alcançamos a turma da vanguarda que nem precisou parar! 🍀

O próximo trecho é bem interessante! Trecho de serra passando pelos núcleos rurais Sonhém de Cima e Córrego do Ouro. Fazia uns dois anos que a gente programava, mas passava batido da entrada. Este ano o presidente Ulisses que vinha guiando a trupe fez a navegação precisa! O sobe e desce foi um parque de diversões para a DR400! Voltamos para a DF-205 ainda num trecho sinuoso e poeirento, subimos a DF-170 e finalizamos o passeio no ponto de largada!

E que venham os próximos!

Brasília, 21 de abril de 2019.