Passeios

Goiás Velho

Iaciara

Caminho das Pontes

Estrada Real - Diamantina e além!

Diamantina e além!

(página 3 de 8)

Visitamos o sítio arqueológico Parede Pintada com pinturas de seis mil anos de idade.

Cruzamos a famosa floresta de eucaliptos que já deixou vários viajantes perdidos. Desta vez, eu fui a vítima! 😱

Outro lugar muito bacana que eu estava ansioso para conhecer era o Bicame de Pedra, um aqueduto construído pelos escravos na época da mineração. Originalmente com 18 km de extensão, hoje restam apenas 400 m de estrutura. Ainda assim, impressionante!

Quase ao final do dia, a estrada seguiu ao lado do trilho de trem. Não demorou muito a passar uma locomotiva carregada e nós pilotando ao lado 😎

Monumento aos tropeiros na cidade de Ipoema
ER saindo na rodovia

As estradas mais novas têm traçados mais retilíneos que os antigos caminhos do ouro. Algumas vezes fica difícil identificar os acessos da ER. Não ajuda muito o fato de que moradores desconhecerem o trajeto e indicam sempre o caminho por asfalto...

Próximo da floresta de eucaliptos
Floresta de Eucaliptos

Logo após essa foto, eu percebi que o grupo havia se afastado. Apenas o Rodrigo da XT600 tinha parado pra tirar fotos também. Ainda conseguíamos ouvir o barulho das outras motos. Numa determinada bifurcação, Rodrigo identificou as marcas das motos seguindo pelo caminho mais limpo à esquerda. Consultei o GPS e identifiquei que os dois lados se juntavam mais à frente. Falei pra ele seguir pela esquerda e fui pela direita para provar meu ponto. Só que o caminho que eu escolhi realmente era mais fechado e com cara de ser bem pouco utilizado. Nessa hora, sozinho no meio do "labirinto" de eucaliptos, resolvi fazer meia volta! Rodei um bom tempo sozinho e encontrei o grupo próximo da cidade. Estavam aguardando o Hamilton que havia voltado para me buscar e pegou o caminho errado! Não demorou muito pra ele perceber e retornar para junto da turma. 😅

Em seguida visitamos o sítio arqueológico Pedra Pintada.

Entrada do Sítio Arqueológico Pedra Pintada
Pinturas rupestres datadas de seis mil anos atrás

Seguindo viagem, encontramos um trecho de single track que decidimos evitar. Pedimos informação na fazenda próxima e um funcionário nos disse que o caminho era pela trilha mesmo. Ficamos alguns minutos discutindo o que fazer: "Vamos ou não vamos pelo caminho de vaca?" quando, então, o vaqueiro nos informou que poderíamos atravessar por dentro da fazenda. Logo estávamos de volta à estrada.

Trilha simples que nós resolvemos evitar
Cruzando por dentro da fazenda

Chegamos no Bicame de Pedra, antigo aqueduto que trazia água da serra do Caraça para as minas de ouro da região.

Bicame de Pedra
Trem de carga
Igreja matriz da cidade de Catas Altas

Fim do dia!

Catas Altas, 06 de agosto de 2015. Editado em setembro de 2019.