Moto de trilha

abril 9, 2021 0 Por linhares

Nos meses de fevereiro e março de 2021 eu pude experimentar uma moto totalmente voltada para o off road: a famosa CRF230, considerada a “rainha das trilhas”.

Trilha do Riachinho

Comprei a motinha no domingo de carnaval (14/fev) e me desfiz dela no dia 26 de março. Pouco mais de um mês com a moto. Nesse período fui cinco vezes na trilha do Riachinho, próxima ao Núcleo Bandeirante e Parkway.

Nas duas primeiras vezes a volta foi bem curta. Na terceira consegui andar mais. Na quarta, já estava me sentindo um verdadeiro piloto até que consegui atolar a moto numa pequena poça de lama! A poça não era muito grande, mas engoliu toda a roda traseira!

Chafurdado na lama

A argila branca do terreno parecia uma cola! Só consegui sair com a ajuda de dois ciclistas que me viram de longe acenando os braços 👐

Esse episódio do atolamento me deixou quebrado a semana inteira! Com certeza não utilizei as técnicas mais adequadas para a situação, por pura falta de experiência.

No último rolê com a moto, pude contar com a parceria do Murilo e sua KTM 350. A minha moto gastou o pouco de gasolina que tinha muito rápido e foi preciso reabastecer com o kit “garrafa plástica + mangueira”.

Abastecimento na trilha

Poucos kilômetros depois a gasolina acabou novamente! Mais uma transfusão de gasosa foi necessária. Me toquei que apesar de visitar a oficina algumas vezes, não tinha feito uma revisão geral na moto. E o barulho que eu considerava ser fruto do escape na verdade indicava que o motor estava com a mistura muito rica. Murilo insistiu que eu levasse a moto na oficina do Luiz em São Sebastião. Fomos lá no mesmo dia à tarde.

Troca de veículos

No dia seguinte recebi a resposta positiva de uma proposta que eu havia feito para o Hamilton, meu parceiro de Estrada Real. Ele tinha anunciado a venda de uma Africa Twin e aceitou pegar a Saveira como parte do pagamento.

Sem a picape, nem cheguei a buscar a 230 na oficina. Já passei para um amigo que mora próximo. A moto foi rodando até a casa dele com o motor “pipocando” do mesmo jeito.

Já a CRF250L que estava na concessionária Honda desde o passeio de 7 de fevereiro, quando eu quebrei o pedal de câmbio, foi vendida na OLX em menos de uma semana.

Agora estou me preparando para voltar aos passeios estilo “big trail” mas antes vou dar uma boa revisada na AT para não ter nenhuma surpresa! 😎