Você está visualizando atualmente Tombo e Trilha

Tombo e Trilha

Sábado o pessoal do XT se reuniu para recepcionar o presidente XTúlio que veio de São Paulo. No dia seguinte eu levei um tombo com a Africa Twin!

Estava passando em frente ao Terraço shopping. Virei à direita em direção ao HFA bem devagar pelo lado de dentro da curva. A moto saiu de baixo de mim de uma vez! Arrastou 3 m no chão até a faixa da esquerda. Olhei para trás e vi que um carro estava começando a curva. Ele já tinha me visto, naturalmente, mas fiz um sinal com a mão. Nesse momento eu observei que ainda estava deslizando! Tratei de me levantar. O rapaz do carro perguntou se e eu estava bem, estacionou e me ajudou a levantar a moto.

O piloto estava inteiro, mas a pedaleira da moto ficou no asfalto. Depois eu soube que ela é feita de alumínio e rompe com facilidade, diferente da pedaleira esquerda que é de aço! Recolhi a peça e voltei para casa com o guidão torto. Consegui ajeitar o guidão, embora tenha empenado. Também foi possível utilizar o freio traseiro mesmo sem apoio.

Nesse domingo fatídico eu pretendia fazer um passeio curto com a turma do grupo Cerrado Off Road. Estava indo para o posto de gasolina abastecer e calibrar os pneus que já estavam baixos. Havia uns dias que não chovia. Pensei que iria cair um temporal à noite, mas apenas choveu fraco de manhã – bem na hora que eu saí. Quando voltei, a chuva havia parado!

Aproveitei que o tempo abriu e fui dar uma volta para avaliar melhor os danos. Encontrei uma oficina aberta no sudoeste, próximo à rua das motos. Inclusive possuía dois tipos de máquina solda, mas a de alumínio estava com defeito no bico. O mecânico me explicou que a peça deveria ser desmontada tanto na base quanto na ponta pois a solda esquenta muito o metal.

No dia seguinte deixei a motoca na oficina ABN motos do SOF sul. Eles desmontaram a pedaleira e levaram para soldar. Também conferiram os apertos do guidão e punho. A solda ficou muito boa, mas a posição da pedaleira está uns 20° fora do prumo!

pedaleira
Pedaleira antes e depois da solda

No feriado de quarta-feira, testei a motoca na subida da torre de TV digital. É um percurso bem agradável com curvas de nível, algumas valas e até um pouco de areia. Fui com a bota de cross que me pareceu mais adequado para a “nova” posição da pedaleira. Na volta, próximo ao parque do Noroeste, encontrei um piloto de trilha tentando empinar uma Yamaha 450.

Rota do Morcego

Um amigo do trabalho me convidou para ir na Fazenda Confiança alugar moto para fazer trilha. Eu achei uma excelente ideia, afinal a Africa Twin precisava de um descanso!

Começamos com um treino de slalom que fez toda a diferença quando fomos para a trilha! O contrapeso na moto ajuda muito no percurso sinuoso. Meu amigo, embora iniciante, teve ótimo desempenho no início. Depois que bateu o cansaço, ele começou a cometer erros e cair. Exatamente o que aconteceu comigo da primeira vez que eu fui na Fazenda!

Abraços, Linhares

Deixe um comentário