Você está visualizando atualmente Goiás Vintage

Goiás Vintage

Entre os dias 15 e 18 de janeiro de 2021 consegui finalmente fazer uma viagem conjugando o tradicional passeio em família com passeios de moto! 😎

Fomos para a cidade de Goiás, antiga Vila Boa de Goiás, patrimônio histórico mundial segundo a Unesco.

Enquanto a turma curtia a piscina, eu aproveitava para dar um rolê. Particularmente, queria visitar as ruínas de Ouro Fino, antigo arraial que ficou registrado na música “Chico Mineiro” de Tonico e Tinoco.

No primeiro dia apenas dei uma volta na cidade e tirei fotos em frente à casa de câmara e cadeia, que hoje abriga o Museu das Bandeiras, e a antiga residência de Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera. A casa está muito conservada e possui na janela uma espécie de grade em estilo mourisco que servia para esconder as jovens moradoras dos olhares atrevidos dos passantes.

Casa do Anhanguera
Casa de Bartolomeu Bueno, o Anhanguera

No dia seguinte peguei a GO-070 para o norte e dobrei a direita sentido povoado do Ferreiro. Parei em frente à igreja, uma das mais antigas do estado, mas não entrei. Segui adiante passando por algumas poças de lama. A estrada, em sua maior parte, estava seca e coberta por cascalho grosso e pedras.

Meu suporte de celular está com defeito no zíper. O inevitável, então, aconteceu: o telefone pulou fora da capa para a estrada. Parei poucos metros à frente, mas já foi bem difícil encontrar o aparelho escondido atrás da vegetação!

Um jipe parou para me pedir informações. Acabei guiando-o até as ruínas da igreja de São Sebastião, que é a igreja do antigo Arraial de Ouro Fino. O local fica poucos metros afastado da estrada, mas para melhor identificá-lo basta procurar a placa informativa do Caminho de Cora Coralina.

Ouro Fino
Ruínas do antigo Arraial de Ouro Fino ao fundo

No terceiro dia segui até a localidade de Buenolândia, 30 km a noroeste de Goiás. Bem pequeno, mas muito bem preservado! Este arraial foi o primeiro fundado por Anhanguera, em 1726. Três anos depois surgiu o Arraial de Santana, que deu lugar à Vila Boa.

Buenolandia
Arraial da Barra, atual Buenolândia

Ainda tive a oportunidade de conhecer mais alguns lugares interessantes que ficam próximo da cidade e podem ser facilmente acessados com carro de passeio: O povoado de Areias possui uma igreja com data de 1910, mas que provavelmente é mais antiga; Davidópolis, antigo distrito de Bacalhau possui muitas casas bem conservadas; e o mirante de Goiás, 5 km antes da cidade, com uma bela vista da Serra Dourada e do vale do Rio Vermelho!

Com certeza, ainda há muito mais a ser visto, mas agora meu próximo objetivo é Crixás para depois começar a explorar o estado do Tocantins que, na verdade, fazia parte da província de Goiás.

E que venham as próximas aventuras!

Abraços, Linhares

Este post tem um comentário

Deixe um comentário